Prefeito de Rio Grande recebe parlamentares de São Jeronimo e debatem sobre questões relativas ao polo naval
O prefeito, Alexandre Lindenmeyer, esteve reunido com Márcio Pilger, o presidente da Câmara de Vereadores de São Jerônimo, com os vereadores Luis Henrique Severo da Silva e Jesus Cenir Oliveira, e com o assessor Luciano Cezimbra, na tarde do dia, 10, em Rio Grande. Na ocasião prefeito informou todas as ações que vem executando na busca de incentivos e apoio a permanência da construção das P-75 e P-77 em Rio Grande.
Lindenmeyer informou que na última segunda-feira, dia (08), esteve reunido com o novo Diretor de Engenharia, Roberto Moro, e com os representantes da QGI Brasil, no Rio de Janeiro, onde apresentou um texto base elaborado por diversas entidades do Município do Rio Grande, explicando que a Indústria Naval em Rio Grande vem sendo um tema constantemente defendido e debatido pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer, em nível local, estadual e federal.
O documento entregue reside na importância de defender o Polo Naval do Rio Grande e os contratos da P-75 e P-77, a política nacional de conteúdo local e de novas licitações para a ampliação e geração de emprego e renda, para a região Sul do Estado.
Reunião no Rio de Janeiro - Após inúmeras reuniões, que vêm ocorrendo desde o mês de março, com a intenção de reiterar a manifestação de permanência do polo, a reunião do dia (08) objetivou e justificou o quanto é importante para o Município do Rio Grande, indústria naval, empresas e fornecedores a questão da defesa do Polo Naval.
Lindenmeyer relata que “na reunião as partes envolvidas, Petrobras e QGI Brasil, não encontraram um denominador comum com relação aos valores pretendidos pela QGI Brasil, e os valores que a Petrobras entende como possíveis de pagamento”. Sendo assim, o prefeito explica que “as divergências decorrem principalmente por alterações entre o projeto básico e o projeto de engenharia, onde mais de uma centena de alterações ensejam - desde a perfomance da plataforma até as questões relacionadas à segurança de operação, segundo a QGI Brasil - a necessidade de um aditivo que extrapola próximo a 10% do valor licitado”.
Ele salienta, ainda, que “a atual situação fortalece o nosso entendimento da necessidade de buscar diversificar a cadeia econômica do Rio Grande, para que não nos tornemos reféns de um ou outro segmento”.
O prefeito informou aos parlamentares que se existe diferença nos números, que eles sejam abertos. Salientou também que no Projeto existem aproximadamente 100 alterações. Ele apontou que foi repassada a informação que essas plataformas podem produzir 150 mil barris por dia. Lindenmeyer, finalizou dizendo que com 15 a 25 dias de produção, se paga qualquer divergência sobre os contratos", argumentou.
Fonte : Site da prefeitura de Rio Grande http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/noticias/detalhes+3735e,,prefeito-recebe-parlamentares-de-sao-jeronimo-e-explica-questoes-relativas-ao-polo-naval.html#.VX8F8lKuqOI