Audiencia pública - Segurança Pública em São Jerônimo
Na tarde desta Segunda-Feira, 28 de Abril,aconteceu na Câmara de Vereadores de São Jerônimo uma Audiência Pública que teve como tema a Segurança do Município.
Esta Audiência Pública se deu por solicitação do Vereador Amaro Jerônimo Vanti de Azevedo através de proposição aprovada por unanimidade em sessão ordinária do dia 05/03/2014, solicitação esta feita em decorrência do grande número de assaltos que aconteceram nos últimos meses em São Jerônimo.
Estiveram presentes na Audiência diversas autoridades e especialistas em Segurança pública; o Delegado Sr. Jerônimo Pereira - representante da Secretaria de Segurança Publica do Estado do Rio Grande do Sul e Presidente do Degecor, o Cmt do CRPO - Sr. Paulo Lima, o Representante do Presidente da Assembléia Legislativa - Major Sr. Sergio Portela, a Juíza da 1ª Vara de São Jerônimo - Srª Rosangela Carvalho de Menezes, o Promotor de Justiça de São Jerônimo - Sr. Leo Mario Leal, o Cmt do 28º Batalhão da BM - Major Sr. José R. Romano dos Santos, o Cmt da 3ª Cia de BM de São Jerônimo - Sr. Marcelo Oliveira Costa, entre outras representações e autoridades municipais estiveram presentes também o Prefeito de São Jerônimo – Sr. Marcelo Schreinert, o Presidente da Câmara de Vereadores - Sr. Artur dos Santos, o Presidente do CONSEPRO - Sr. Francisco Viana, o Presidente do CDL - Sr. Erli Pedreira e os do movimento “Basta (In) Segurança SJ”.
Dentre os assuntos discutidos, foram cobradas providências para que o convênio para o monitoramento através das câmeras de segurança seja assinado, pois o processo já dura cerca de nove meses, período este a contar desde a instalação das câmeras na cidade. Foi questionado também o possível deslocamento de militares da região para atuarem na segurança durante a Copa do Mundo, e segundo as autoridades esta possibilidade está descartada.
Na ocasião foi entregue as autoridades um abaixo assinado, com aproximadamente 900 assinaturas, realizado pelo Movimento solicitando um maior investimento na segurança do município. E como retorno o representante da Secretaria de Segurança Pública bem como as demais autoridades se comprometeram em apoiar e buscar soluções para as causas reivindicadas na Audiência Pública.